A feminização facial consiste em vários procedimentos com o intuito de deixar o rosto mais feminino. Varia desde os preenchimentos com ácido hialurônico, como nos lábios e regiões malares (maçã do rosto) até as cirurgias propriamente ditas, como a feminilização do terço superior da face, em que é feita a redução dos rebordos supra-orbitários, suavização da musculatura glabelar (região entre as sobrancelhas), elevação das sobrancelhas e avanço da linha capilar para diminuição da região frontal (testa).

Informações Específicas

ANESTESIA

Geralmente emprega-se a anestesia local com sedação assistida. Em casos selecionados pode ser utilizada a anestesia geral. Há também a possibilidade de que a escolha seja feita pela paciente, desde que com prévia ponderação da conveniência com a equipe cirúrgica e anestésica.

PROCEDIMENTO

O tempo cirúrgico é variável de paciente para paciente, mas em média dura de quatro a seis horas.

ASSOCIAÇÃO COM BLEFAROPLASTIA E OUTROS PROCEDIMENTOS

É comum a associação do lifting com blefaroplastia (cirurgia plástica das pálpebras) e outros procedimentos complementares como preenchimento de rugas, dermoabrasão, rinoplastia (cirurgia plástica do nariz), aplicação de toxina etc.

CICATRIZ

O trabalho do cirurgião consiste em colocar essas cicatrizes em locais escondidos pelo cabelo, de forma que raramente se tornem visíveis.

PERÍODO DE INTERNAÇÃO

O período normal de internação é de um dia.

Evolução Pós-Operatória

Diversos elementos caracterizam o período pós-operatório, entre eles: inchaço, manchas roxas, hipersensibilidade em algumas áreas e insensibilidade em outras. Esses mesmos elementos podem variar de paciente a paciente, para mais ou para menos, mas fazem parte da evolução normal do quadro pós-operatório. Portanto, o resultado de cirurgia estética de face deve começar a ser avaliado somente depois de decorridos três mês da intervenção.

Por algum tempo a paciente pode parecer diferente, por isso o ideal é evitar compromissos até três ou quatro semanas após a operação. A evolução desse tipo de operação estética é geralmente indolor. Todavia, como a sensibilidade varia de pessoa a pessoa, alguns casos podem apresentar uma discreta sensação dolorosa, o que é perfeitamente sanado com uso de analgésicos comuns.

PERÍODO DE RECUPERAÇÃO

É variável de pessoa para pessoa, mas, em média, dura de 15 a 20 dias. A partir daí a paciente começa a ter condições para trabalhar, ainda que com restrições.

RETIRADA DOS PONTOS

Acontece, em média, do 5º ao 14º dia.

CUIDADO COM OS CABELOS

Entre o segundo e o sétimo dia de pós-operatório os cabelos já podem ser lavados e penteados, desde que com cautela e delicadeza. Para secá-los deve-se fazer uso de secador manual com ar levemente aquecido, nunca quente. Caso a paciente use tinturas, essas são liberadas apenas após a terceira semana.

RETORNO ÀS ATIVIDADES ESPORTIVAS

Pacientes submetidas à feminilização da face podem retornar às atividades esportivas depois de decorridos 45 dias da cirurgia, porém devem observar restrição à exposição solar.